Após 24 horas de tratamento no CTI, a paciente do caso do post anterior ainda se encontra torporosa e submetida a ventilação artificial.
Gasometria arterial: pH= 7,52; PaCO2= 26 mmHg; BR= 25,6 mM/L; BE= +1,2.
Qual(is) o(s) distúrbio(s) ácido-básico(s) apresentado(s), seu mecanismo, a causa provável e o tratamento?
Como o pH está maior que 7,45, trata-se de uma alcalose.
A PaCO2 está menor que 35 mmHg, sugerindo um componente respiratório.
O BR normal mostra não haver componente metabólico, nem tentativa de compensação.
Em função disto o distúrbio ácido-básico é alcalose respiratória aguda.
O mecanismo mais provável neste caso é ventilação alveolar excessiva, que aumenta a eliminação de CO2, embora a diminuição da produção de CO2 pelo organismo também tenha que ser considerada, com uso de tranquilizantes potentes.
A causa mais provável é a regulagem inadequada do ventilador mecânico, gerando ventilação alveolar muito elevada.
O tratamento se baseia no ajuste do ventilador, usando volume corrente em torno de 7 - 8 mL/kg e frequência respiratória entre 8 e 12 por minuto. Caso ainda persista a alcalose, pode-se adicionar espaço morto entre o ventilador e a via aérea da paciente.
Referência:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABYbwAJ/estudo-casos-clinicos